Fox lança nova suspensão Podium com chassi invertido
- Luis Carvalho
- 24 de jun.
- 3 min de leitura
Com design invertido, curso de até 170mm e rigidez comparável à da Fox 40, a nova Podium redefine os padrões em suspensões de coroa única.

Pensada para encarar descidas intensas, trilhas técnicas e os ciclistas mais exigentes do planeta, a FOX acaba de lançar a Podium — um novo padrão de performance entre as suspensões de coroa única. Com uma rigidez incomparável, curso ultrassuave e confiança digna de downhill, a Podium traz inúmeras vantagens para atletas de enduro e pilotos de all-mountain.
Com opções de 160mm e 170mm de curso, a Podium não é apenas uma nova suspensão — é uma nova categoria. Feita para ter o comportamento de uma suspensão de downhill com chassi de coroa única, ela elimina a hesitação, aumenta a confiança e oferece controle de classe mundial em altas velocidades.
Desde eMTBs potentes a bikes de enduro, a Podium dá aos ciclistas tudo o que precisam para ir mais rápido, mais forte e mais longe em terrenos técnicos.
O Ponto Máximo do Desempenho

Para liberar todo o potencial do amortecedor, os engenheiros da FOX buscaram um novo conceito de construção: inverteram o design tradicional da suspensão para reduzir ao máximo o atrito durante o uso intenso. O resultado? Um chassi invertido com sensibilidade impressionante, ainda mais quando combinado ao premiado cartucho GRIP X2.
No coração da Podium está a rigidez inabalável — graças aos tubos superiores oversized de 47mm e a uma coroa desenvolvida com design generativo, que oferece rigidez comparável à da FOX 40 (modelo de dupla coroa). Isso garante controle preciso, mesmo em altas velocidades.
Para aumentar ainda mais a rigidez torcional, a FOX substituiu o eixo padrão de 15mm por um eixo de aço 20 x 110mm Boost DH, distribuindo as forças de maneira mais uniforme na junção com a parte inferior. Com 175mm de sobreposição das buchas — 32% a mais que na FOX 38 e até 7% a mais que na própria FOX 40 — a Podium oferece um chassi imbatível em rigidez e com atrito reduzido sob cargas elevadas.
Quanto Mais Você Exige, Mais Suave ela Fica

A mola pneumática GlideCore da Podium proporciona suavidade em outro nível. Projetada com conformidade lateral e axial integrada, permite que a mola flexione com a suspensão sob altas cargas, reduzindo amarrações e atritos. O resultado é uma sensação de pedalada mais suave, melhor sensibilidade em pequenos impactos e mais controle quando o terreno fica extremo.
O design invertido também encurta a distância entre a bucha inferior da suspensão e o eixo à medida que a suspensão se comprime. Isso reduz a alavanca sobre a bucha, minimizando o atrito exatamente quando os ciclistas mais precisam — em trechos técnicos com curso profundo.
Amortecedor GRIP X2 com Regulagem Personalizada

A Podium vem equipada com uma versão customizada do GRIP X2, famoso por seus quatro ajustes independentes e precisão em competições. Com uma compressão ajustada para combinar com o menor atrito da suspensão e uma recuperação levemente suavizada para compensar a massa não suspensa reduzida, o amortecedor da Podium entrega uma curva de atuação feita sob medida para descidas agressivas, provas de enduro e domínio total nas eMTBs.
Cada aspecto da Podium foi desenvolvido para reduzir o atrito e aumentar a sensibilidade:
A imersão total em óleo mantém os retentores constantemente lubrificados, enquanto a gravidade ajuda a eliminar contaminantes.
O design invertido reduz a massa não suspensa, melhorando a resposta da suspensão.
Amortecedor GRIP X2 com ajuste fino e calibragem personalizada.
No Brasil, a Fox tem distribuição exclusiva da Corsa Bike Parts e as novas suspensões Podium devem ser encontradas em suas revendas oficiais.
Especificações Técnicas da fox podium:
SÉRIE: Factory
CHASSI: Invertido
DIÂMETRO DA COROA: Opções de 58mm e 68mm
TAMANHO DE RODA: 29 polegadas
CURSO: Opções de 160mm e 170mm
AMORTECEDOR: GRIP X2
CONTROLES DO AMORTECEDOR: Compressão de alta e baixa velocidade; retorno de alta e baixa velocidade
EIXO: 20 x 110mm Boost
RAKE: 44mm
CAIXA DE DIREÇÃO: Cônica 1.5
ACABAMENTO DOS TUBOS INFERIORES: Kashima
CANAIS DE BYPASS: Não (desnecessário devido ao design invertido)
VÁLVULAS DE SANGRIA (BLEEDERS): Sim
EIXO FLUTUANTE: Sim
TAMANHO DO ROTOR: 200mm (montagem direta), até 230mm máximo
SUPORTE PARA PARALAMA: Compatível com FOX Mud Guard (2025)
MOLA PNEUMÁTICA: FLOAT EVOL GlideCore
PESO INICIAL: 2695g
Para mais notícias, acesse nosso blog.
Comments