top of page

Lojista: como oferecer a telemetria BYB na sua bike shop?

  • Luis Carvalho
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 7 horas

Serviço personalizado de ajuste de suspensão oferece ótima oportunidade para lucrar; confira como oferecer a telemetria da BYB na sua bicicletaria


Instalação da telemetria BYB
Instalação da telemetria BYB - Reprodução: Corsa Bike Parts

A cada ano, os serviços se consolidam como uma das principais fontes de faturamento das bike shops, não apenas no Brasil, mas em praticamente todos os mercados do mundo. Faz sentido: em um cenário em que quase tudo pode ser adquirido pela internet, o bom relacionamento com o consumidor torna-se cada vez mais essencial, especialmente para garantir a fidelização.


Por isso, a Telemetria BYB, que possibilita o ajuste preciso das suspensões de qualquer tipo de bicicleta, é uma excelente ferramenta para aproximar você dos seus clientes. Por quê? Ela proporciona um serviço realmente diferenciado e que proporciona vantagens notáveis de desempenho em apenas algumas horas.


Quer saber como? Vem com a gente! 


O que é a Telemetria BYB?

Telemetria BYB instalada na bike
Telemetria BYB instalada na bike - Foto: Guilherme Haruo
  • A Telemetria pode ser considerada o “Bike Fit 2.0”, ajustando a suspensão da bike para cada ciclista.

  • Utiliza uma série de sensores e um programa de computador para garantir o ajuste perfeito em pouco tempo.

  • Com um curso, você vai se transformar em um Analista de Telemetria, que observa os dados e ajusta a suspensão.

  • Transforma o ajuste da suspensão em um processo científico, com sugestões feitas pelo programa de computador.

  • Trabalho realizado em sessões na trilha, permitindo aproximação com o cliente.


Como oferecer a Telemetria BYB?

Instalando a telemetria na suspensão
Instalando a telemetria na suspensão - Foto: Guilherme Haruo

Assim como o bike fit, oferecer a Telemetria BYB é uma combinação de conhecimento e equipamento:




Aprovada por quem entende do assunto

Telemetria realizada com a equipe Caloi Henrique Avancini Racing
Telemetria realizada com a equipe Caloi Henrique Avancini Racing - Reprodução: Corsa Bike Parts

Além de ser testada e aprovada por grandes nomes do esporte, com Henrique Avancini, Ulan Galinski, Julio Giani e Wallace Miranda, a telemetria BYB também foi testada e aprovada por lojistas de destaque no Brasil, como Gustavo Astolphi, proprietário da Pedal Urbano, tradicional bike shop de São Paulo.


"Com o BYB eu senti que eu consigo mostrar pro cara porque uma suspensão custa 5, uma 7, uma 9, uma 10, uma 15. E isso é fundamental hoje em dia. É muito comum as pessoas estarem usando uma suspensão dessa e não terem esse nível de ajuste. E aí você faz o quê? Você está ali com aquele equipamento subutilizado, não tá dando a melhor experiência, em uma bicicleta que você gastou 20, 30, 40, 100 mil reais e você está ali andando aquém do que você poderia. Tanto como ciclista, como pelo equipamento”, explicou o lojista, que fez um intensivo sobre a Telemetria BYB no final de 2024. 


“Porque quando você pega os primeiros dados e os enxerga numa tela, junto com o que sentiu, você cria uma condição de falar 'putz, que legal. Coisas que eu sentia na bicicleta estão transcritas em dados e eu posso ver: isso aqui faz muito sentido. E coisas que eu não tinha a percepção de que dava pra melhorar demais, há um gap grande.' O ajuste muda demais o comportamento da bicicleta, colocando ela numa configuração mais controlável e muito mais prazerosa de pilotar."


Quanto cobrar em uma sessão de Telemetria BYB?

Gráficos da Telemetria BYB
Gráficos da Telemetria BYB - Foto: Guilherme Haruo

O valor sugerido para uma sessão de Telemetria é de mil reais. Para instalar os sensores na bicicleta e realizar uma sessão, um analista treinado precisa de cerca de 05 horas de trabalho. Com isso, é possível realizar cerca de 2 sessões por dia (ou mais, caso faça simultaneamente), com o retorno do investimento podendo ser recuperado em cerca de 20 sessões


Além disso, é possível já vender o serviço de telemetria junto com a compra de uma bike nova, o que faz bastante sentido para quem está comprando uma bicicleta de valor elevado. A telemetria é indicada para todos os tipos de mountain bikes, seja para o piloto de cross country ou de downhill. 


Para mais cursos e informações, acesse o site da Escola Park Tool. Para mais informações sobre produtos e componentes de bike, acesse o site da Corsa Bike Parts.


Para mais matérias e novidades do mundo da bike, acesse nosso blog.

Comentários


  • Whatsapp
bottom of page